top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabio Abramson Junior

Urubici e Serra do Rio do Rastro

Se fizermos uma pesquisa, certamente Gramado aparecerá como mais conhecido e buscado que Urubici. Consequentemente a Serra Gaucha é mais conhecida no Brasil. Mas e se eu dissesse sem nenhum bairrismo que a Serra Catarinense é mais bonita? Ou falasse que Urubici é mais atrativo que Gramado? Pois é, realmente são essas minhas visões e explicarei os motivos de gostar tanto da Serra Catarinense.




Portico de Urubici.









Urubici é famosa por suas baixas temperaturas durante o inverno, inclusive com presença de neve. Mas o que realmente impressiona na cidade, são suas grandiosas belezas naturais. A natureza está presente por todos os lados e é difícil saber para onde olhar. Mas vamos destacar aqui alguns expoentes das belezas naturais da cidade.


Cascata do Avencal






A Cascata do Avencal possui mais de 100 metros de altura, e está em um local privilegiado da natureza. Não importa em que angulo você está, a vista da queda d'agua é impagável.




O acesso é feito por mais de um local. Existe um parque, onde é possível saltar de tirolesa e passar por cima da cachoeira. Também é possível andar de cavalo, caminhar e praticar esportes como arco e flecha por exemplo.







Cachoeira Véu da Noiva


Uma Cachoeira muito diferente de todas que eu havia visto. A pedra faz uma espécie de barriga, proporcionando que a água deslise sobre toda a extensão dessa rocha e caia elegantemente nesse curto espaço que forma uma lamina D'agua no solo.

A supresa de ver algo tão diferente potencializa ainda mais o sentimento de quem está no local. Além disso, toda região em volta da Cachoeira é charmosa, cheia de flores e arvores lindas. Em frente a cachoeira fica um banquinho que remete a filmes que se passam em lugares rurais de cidades do interior da Europa.


Serra do Corvo Branco



A Serra do Corvo Branco te leva a lugares que você nunca imaginou. Nela você está dentro da serra, em uma estrada imersa nas montanhas.

Cada pouquinho que você percorre, novas montanhas vão aparecendo.

Os veículos param em meio a estrada para que as pessoas possam caminhar e tirar fotos. É tanta beleza que fica até difícil entender qual o melhor angulo para foto.



Essa foto foi tirada por nosso guia, durante o passeio realizado essa semana dia 24/4/2021.








Bom, essas são apenas três atrações naturais da cidade. Recomendo que você busque saber mais sobre: Pedra Furada, Caverna Rio dos Bugres, Rio das Sete Quedas, Morro do Campestre e Cânion Espraiado. Se eu fosse falar de todas daria um livro e como sabemos é um post de blog, então vamos a alguns outros atrativos.


Igreja Matriz


A Igreja Matriz é considerada a maior obra arquitetônica de Urubici. Uma bela Igreja com um design bem diferente do que estamos acostumados ver não é?



Gruta Nossa Senhora de Lourdes


Essa linda Gruta, remete muita paz e serenidade. Independente se a pessoa é ou não religiosa, a vontade que dá ao entrar nesse espaço é de contemplar e agradecer.

A natureza com seu verde e suas quedas d'aguas em harmonia com as construções estruturais rústicas e cheias de significados, te transportam para lugares místicos que normalmente vemos somente em filmes de samurais.




Urubici também oferece gastronomia de qualidade. Vou deixar uma indicação aqui como destaque.


Quinta das Bromélias Bistrô



Um restaurante charmoso e acolhedor. Em um ambiente rústico-chique, dispõe de menu individual e variado à francesa.






Ufa... quantos atrativos não é? Isso que falamos até agora só de Urubici, pois sabemos que existem muitas outras cidades cheias de charme. No entanto ainda não citamos um dos destaques do titulo. Então vamos lá...


Serra do Rio do Rastro


A Serra do Rio do Rastro é sem dúvida uma das mais belas estradas do mundo. As curvas contornam as montanhas e o resultado para quem está percorrendo a estrada é visualizar de um lado um penhasco e de outro o próprio morro da serra, com paredões de rochas cobertos de mata e partes onde é possível ver água correndo. É realmente impressionante e posso dizer que é impossível explicar com palavras. Só estando no local para entender. Mas vou tentar aqui, usando aquela prática do cinema que utilizamos em duas oportunidades anteriores. Eu diria que é tão incrível e gigantesco, que a sensação que dá, é de estar em um filme do King Kong, quando estão na Ilha onde ele vive. Pois nesses filmes sempre as montanhas são exageradas. Realmente o tamanho das montanhas em relação a nosso veiculo durante a descida da estrada, passa a sensação que somos minúsculos e as montanhas são imensuráveis.

Ao total são 12km de estrada. O mirante principal fica no pé da serra, nele é possível enxergar a dimensão e as curvas da estrada.


Ficou com vontade de conhecer pessoalmente esses lugares maravilhosos da Serra Catarinense? Então faça nosso passeio bate e volta para Urubici e Serra do Rio do Rastro. Nele você conhecerá com toda segurança os principais pontos citados. Nosso passeio sai de Florianópolis. São José e Palhoça. Aproveite e vá em segurança com uma empresa experiente que possui todos os cuidados necessários e dispõe de guias especializados. Você embarca e apenas se preocupa em aproveitar o dia. Se preferir ir e ficar hospedado, também montamos pacotes com uma noite de hospedagem. Junte sua família e vamos curtir a Serra.





106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page