Buscar
  • Andreia Menezes

Santo Antônio de Lisboa - O Bairro Cultural de Floripa


Santo Antônio de Lisboa é um bairro da cidade de Florianópolis, localizado no noroeste da Ilha, e é famoso pela sua arquitetura antiga que carrega muito da cultura açoriana que povou essa área, pelo seu belíssimo pôr do sol e rica gastronomia.

É um dos territórios mais antigos da Ilha, e quase não sofreu os impactos da urbanização, mesmo com o passar dos anos, manteve o charme de uma vila colonial, predominando ruas estreitas e pequenas, com casas antigas e coloridas, ao invés de prédios. A South Travel tem um passeio especial somente para Santo Antônio de Lisboa, passando pelos principais pontos turísticos, como: 1. Praça Roldão da Rocha Pires:

Nessa antiga e famosa praça, encontra-se, aos finais de semana, a Feira das Alfaias, uma tradicional feira de artesanatos a céu aberto, e também a popular plaquinha de azulejo que conta resumidamente a história do bairro. Aqui também está localizada a ilustre primeira rua calçada do estado de Santa Catarina, a qual constitui um fato histórico, pois foi calçada em homenagem a visita de Dom Pedro II pela primeira vez ao povoado. Atualmente ela fica fechada para carros, aberta apenas para o passeio de pedestres. 2. Pôr do Sol mais famoso de Floripa:

Além da rica parte histórica, Santo Antônio de Lisboa também é muito conhecido pelo seu incrivel pôr do sol. Favorecida pela posição geográfica, a vista do fim de tarde na praia é de beleza exuberante, aonde os raios de sol se misturam ao azul do mar tranquilo e seus barquinhos pesqueiros. Quando começa a escurecer, é possível também avistar a iluminada e grande Ponte Hercílio Luz. Muitas pessoas gostam de aprecisar essa vista nos decks dos restaurantes a beira mar 3. Gastronomia: Santo Antônio de Lisboa, junto com os bairros vizinhos Sambaqui e Cacupé formam a famosa Rota Gastronômica do Sol Poente, por serem considerados os melhores locais para realizar uma refeição admirando o pôr do sol. A gastronomia local é famosa pela especialidade em pratos de frutos do mar, principalmente pelo cultivo de ostras e, inclusive, a degustação de ostras e caipirinhas está inclusa no nosso passeio. É um programa perfeito para aproveitar o seu domingo, tanto no verão, quanto no inverno. Reserve o seu passeio conosco pelo site e conheça esse cantinho tão encantador de Floripa.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo